quinta-feira, 17 de junho de 2010

Copa - 1º rodada

Bom, a primeira rodada da copa foi-se, e agora vêm os meus comentários pertinentes sobre.

Porém vou falar apenas das seleções consideradas favoritas na ordem que as mesmas jogaram: Brasil, Argentina, Holanda, Alemanha, Itália, Inglaterra, França e Espanha;

1- França
A França enfrentou o Uruguai e, nem de longe, é a seleção de 1998 e de 2006. Neste primeiro jogo, mais pareceu um time montado nas educações físicas do colégio. E pessimamente montada ou por falta de jogadores mesmo. O resultado foi 0x0 contra o Uruguai, que volta a copa depois de não estar presente na última. Não se pode dizer que foi um jogo horroroso para configurar em uma pesquisa entre as 10 piores partidas da história da copa (a partir de 1974), mas está longe de ser um jogo como foi contra o Brasil em 1998, por exemplo!

2- Argentina
A Argentina estreou contra a sempre perigosa Nigéria, embora nesta copa, teoricamente, não venha tão forte como nas copas anteriores. O Placar foi 1x0 para os Argentinos, gol do zagueiro Heinze, aos 5 minutos do primeiro tempo. Uma ironia fina, já que se trata de uma seleção que levou 6 atacantes e é extremamente ofensivo. O jogo foi excelente, a Argentina foi a segunda seleção que apresentou o melhor futebol nesta estréia, destaque para ele, sim, ele Lionel Messi. Messi, neste jogo, parece justificar a condição de melhor jogador do ano passado, e parece querer derrubar o tabu que não joga na Argentina o que joga pelo Barcelona. Driblou, chutou, fez assistências... só não fez gol, mas só não fez porque teve um jogador que jogou melhor do que ele em campo, o goleiro nigeriano, Enyeama . Se mantiver a pegada, a Argentina vai se destacar muito nesta copa. E, claro, não se pode deixar de falar do Maradona. Até fora de campo ele chama a atenção. Ele tem tudo o que um ídolo precisa, talento, excentricidade, gosta de se aparecer e é polêmico.

3- Inglaterra
A Inglaterra estreou contra a sua ex-colônia (batido falar isso, mas fazer o quê?) os Estados Unidos e já fez (ao menos para os críticos, principalmente de seu país) um vilão. O Placar do jogo foi 1x1 com gols de Gerrard logo aos 4 minutos de jogo, pela Inglaterra; o jogo foi empatado aos 40 minutos também do primeiro tempo por Dempsey. O Gol do Estados Unidos foi devido a uma falha do goleiro inglês Robert Green. A recepção da crítica foi, para variar, impiedosa, já o julgaram, não o perdoaram. Não importa se depois os jogadores ingleses não tiveram competência para desempatar, o vilão estava eleito, julgado e condenado.

4- Alemanha
A Alemanha estreou contra a Austrália e foi a melhor equipe desta primeira rodada de copa do mundo disparada. O Placar foi de 4x0 para os alemães, com gols de Podolski aos 8 e Klose aos 26 do 1º tempo; Müller aos 23 e Cacau aos 25 do 2º tempo.
Quase não dá para fazer elogios individuais a equipe alemã, pois toda a equipe jogou bem, mas se tiver que destacar seria Ozil que infernizou o time australiano fez boas jogadas até ser substituído por Gomez; Müller pelas jogadas, técnica e pelo golaço que fez; e Klose, que fez o seu 11º gol em copas do mundo ficando a 3 para empatar com o seu conterrâneo Gerd Müller, com 14 gols, e 4 para empatar com Ronaldo Fenômeno, com 15 gols. De uma maneira geral, a Alemanha surpreendeu e assustou porque os jogos da equipe alemã são sempre marcados por muita marcação e dedicação tática, desta vez, além disso, demonstrou uma técnica, que ninguém esperava.

5- Holanda
A Holanda estreou contra a Dinamarca, que talvez tenha sido a equipe favorita que tenha pegado a equipe, em teoria, mais forte entre as favoritas. O placar foi de 2x0 para a Holanda, com gols de Poulsen (contra) no 1º minuto do 2º tempo e Kuyt aos 39 também do 2º tempo. A Holanda, como dizem na gíria, “jogou para o gasto”, e com uma equipe tradicional que é a Dinamarca. A Holanda, pode-se dizer, passou um pouco de “sufoco” contra a Dinamarca e teve a vitória ameaçada em alguns instantes. Passado o sufoco, espera-se que nas próximas partidas evolua.

6- Itália
A Itália estreou contra o Paraguai, em um jogo de duas equipes, teoricamente, com um sólido esquema defensivo. O Placar foi de 1x1, com gols de Alcaraz, aos 38 do 1º tempo para o Paraguai; e De Rossi, aos 18 minutos do 2º para a Itália. Foi um jogo, como os críticos adoram dizer “truncado”, e como tem mostrado a tradição italiana em copas, sofrido, chorado, quase dramático. Em suma, a Itália se continuar com a tradição, vai ir trombando, capotando e avançando, e, quando se menos esperar, poderá chegar, de novo.

7- Brasil
O Brasil estreou contra a desconhecida Coréia do Norte, sendo entre os favoritos, o Brasil enfrentou, em tese, a equipe mais fraca. O Placar foi de 2x1 para o Brasil, com gols de Maicon, aos 10, Elano aos 26 (Brasil) e Ji Yun Nam, aos 43 do 2º tempo. Com um primeiro tempo abaixo do esperado, o Brasil tentou furar a forte marcação da Coreia do Norte, sem obter êxito. Com um Kaká, nitidamente fora do seu ideal, seja por uma possível contusão, ou por não ter jogado bem, o Brasil dependeu muito de Robinho que, sozinho, não conseguiu fazer muita coisa no primeiro tempo.
Na etapa complementar, o Brasil voltou outro, provavelmente o técnico Dunga, tão contestado aos GENIAIS críticos de plantão deve ter botado ordem na casa e o Brasil reagiu. Maicon abriu o placar, para muitos da crítica com um gol sem querer, “espírita”, mas se notarem, ele realmente quis chutar a bola, pois até onde vai a minha sabedoria, ninguém cruza bola com o peito do pé, logo... E completou o placar em um excelente passe de Robinho para Elano fazer o segundo. O gol coreano saiu em uma desatenção do sistema defensivo, considerada por muitos como a melhor do mundo. Outro ponto que deve ser levado em conta foi a boa entrada do Nilmar no segundo tempo. Definitivamente, não vai dar para deixá-lo no banco por muito tempo. Apesar das dificuldades, o estreia da seleção brasileira, foi a segunda melhor estreia da copa, ao lado da Argentina. E, como todas as outras seleções, ainda pode evoluir muito.

8- Espanha
A Espanha estreou contra a Suíça, sendo, até agora a grande decepção entre os favoritos. O placar foi de 1x0 para a Suíça, com gol de Gelson Fernandes, aos 9 minutos do 2º tempo para a Suíça. Considerada nas bolsas de aposta como a seleção favorita a ganhar a copa, por toda a expectativa que gerou, a Espanha foi, como podemos dizer, broxante. Apesar de mostrar mais volume de jogo, domínio da partida, perdeu para uma equipe, no máximo, média, se comparada a todo o alvoroço que a seleção espanhola causou antes da bola rolar. Deve-se salientar o poderoso sistema defensivo da Suíça, que chega ao quinto jogo seguido em copas do mundo (4 na anterior e 1 nesta, na copa passada, a Suíça perdeu nos pênaltis depois de empatar em 0x0 nas oitavas-de-final) sem tomar gols. Até agora a Fúria Espanhola está calma, e até agora Jogaram como nunca e perderam como sempre, como diz o velho ditado, mas ainda não está morta, mas se tiver o mesmo desempenho que na estreia, não vai demorar muito.



Curiosidades:

- Esta copa do mundo é a que tem a menor média de gols marcado na história na primeira rodada. Foram 25 gols em 16 jogos, dando uma média de 1,56 por partida.

- Todos os 25 gols marcados na primeira rodada, foram todos por jogadores diferentes, outro fato inédito em copas.

- Apesar de inexpressiva, Honduras já pode ter o que comemorar, o seu goleiro, Valladares, operou um milagre, como gostam de dizer os críticos. Após um peixinho, dado pelo jogador chileno Ponces a 4 metros do gol, o arqueiro de Honduras fez uma defesa inacreditável. Podendo entrar para hall de grandes defesas de todas as copas.

-Em 10 jogos tiveram vencedores (e consequentemente perdedores) e em outros 6 houve empates. Apenas 3 equipes venceram por mais de um gol de diferença Alemanha (4x0), Holanda (2x0) e Coreia do Sul (2x0).

3 comentários:

FláOrci disse...

Pra mim essa quantidade baixa de gols reflete o maior embate entre as seleções. Antes os chamados favoritos faziam mais de 3 gols em cada partida. Agora apanham pra fazer porque os times chamados "podres" não são mais tão podres assim.
Continuemos torcendo.

FláOrci disse...

E a França que se exploda.
Melhor jogo da Copa até agora foi a derrota para o México!
Safados tão plantando o que colheram pra entrar na Copa.
Só queria que a África do Sul passasse... mas tá difícil.

FláOrci disse...

Na segunda rodada, suas impressões sobre Portugal mudaram?