sábado, 10 de julho de 2010

Brasil na copa: mitos e seus vilões!

Sempre que o Brasil perde, procuram-se mitos, culpados, ufanistas ou teorias conspiratórias!

Exemplo, o Brasil perdeu para Holanda e muitos ufanistas estão dizendo “A Holanda é um time medíocre”, sim, muito medíocre, ganhou 16 jogos seguidos e não perde há 25. Realmente, um time péssimo!

As teorias conspiratórias são as que me deixam mais animados. Neste quesito se faz vista grossa para os erros do Brasil! Como? Explico!

Nesta copa os brasileiros ufanistas fizeram vista grossa para o gol do Luiz Fabiano, mas nos lances de erros de times “rivais”, como o Argentina contra o México falavam “que absurdo, que coisa feia, odeio copa”.

Um dos mitos que me irritam é que falam, os cafajestes, que a copa do mundo de 98, a França comprou o jogo. Sim, imagino o Brasil vendendo o jogo e deixando, tanto Brasil quanto patrocinadores deixarem de ganharem visibilidade e dinheiro que somente uma copa do mundo é capaz de trazer!

O engraçado que eu não vejo ninguém questionando, por exemplo, o pênalti perdido pelo Baggio de forma bizonha na copa de 94! Afinal, Baggio era um jogador que, até então tinha perdido poucos pênaltis na carreira (se é que alguma vez perdeu), tinha sido, ao lado do Romário, o craque daquela copa do mundo, fazendo jogos brilhantes. Porque ele iria errar aquele pênalti daquela forma bizonha?

Estou apenas fazendo papel de advogado do diabo, questionando, porque, para mim, tanto a copa de 94, como a de 98, foram disputadas uma ganha e a outra não, não tem que ficar chorando injustiça em uma sem olhar para o próprio umbigo em outra. (Certeza que se algum ufanista ler este texto, já irão falar que eu não torço para o Brasil, que não sou patriota e bla bla bla)

E por falar em patriota, muitos, que criticam a seleção, ou falar que admiram outras seleções como a Argentina (seleção do Demônio, para os Ufanistas, não pode admirá-los) falam que estes não são patriotas. Como se patriotismo medisse por um jogo de futebol! Será que estes ufanistas, que se importam tanto com o Brasil, já sabem em que vão votar, por exemplo? Apenas perguntas.

Quando o Brasil perde a copa, se não acha teorias conspiratórias que houve roubo, e tal, vão querer culpar o jogador, ou técnico. Em 1982, com a seleção perfeitinha e tal, mas que tomou vareio da Itália elegeram o culpado: Toninho Cerezo. Cerezo errou um passe que originou o segundo gol da Itália, ainda no primeiro tempo, o Brasil, para passar a próxima fase, só precisava de um empate, e tinha mais 15 minutos do primeiro tempo, mas todo o segundo tempo, o Brasil empatou e tomou outro gol, e os atacantes, os PODEROSOS atacantes de 82, não conseguiram fazer outro gol, perderam vários gols, mesmo assim, o culpado foi? Toninho Cerezo!

Porém, nesta copa de 2010 elegeram dois culpados: Dunga e Felipe Melo!
Dunga eu só o culpo pelas alterações que ele fez no jogo da desclassificação do Brasil e, do modo como ele se comportou com a mídia, e o público, sempre na defensiva. Do resto, não! Não o culpo pela seleção que ele convocou, concordei em ele não levar os queridinhos do Brasil, como toda a mídia queria. Agora ninguém se lembra que ele, em 4 anos pela seleção ganhou TUDO, TUDO o que disputou, se classificou nas eliminatórias com 3 ou 4 rodadas de antecedência! Agora é o demônio!

Quanto ao Felipe Melo, eu o culpo, e muito. Claro que a culpa não é só dele, elegê-lo como o único responsável seria hipocrisia. O culpo, porque desde os jogos preparatórios do Brasil, contra Tanzânia e Zimbábue, ele tomou cartões se irritou fácil. Era óbvio que ele não tinha a menor cabeça para jogar uma copa do mundo, mas jogou e nisso o Dunga tinha que ter percebido, porém, ele, Dunga, se arriscou, acreditou e se ferrou! Quem aqui nunca acreditou em algo e acabou se decepcionando que atire a primeira vuvuzela! A culpa foi do Felipe Melo! Fez Gol contra, não marcou o Sneijder no segundo gol, e ainda foi expulso por pisar no adversário. Pior que isso, ele dizer que não foi duro no lance, que se ele quisesse ele quebraria a perna do jogador da Holanda... uau como ele é macho e forte!

Outro ponto interessante é a mídia! Como ela muda fácil de opinião quando ela quer fazer a cabeça do público!

Ver o Galvão dizendo que a Holanda era pipoqueira, ainda no primeiro tempo, que o time não era lá aquelas coisas e, no segundo tempo, dá um nó tático no Brasil foi ironia fina!

Vale lembrar que o Galvão é o maior ufanista de todos, basta lembrar o que ele dizia dos lances errados das outras seleções, falando que era um absurdo, mas no gol irregular do Luiz Fabiano ele disse “ainda bem que o juiz não viu”. Enfim, o Galvão e o Felipe Melo foram o retrato do Brasil nesta copa: presunçoso, egocêntrico, descontrolado e que acham que nunca erraram!

3 comentários:

FláOrci disse...

André,
Só por causa dos seus argumentos pífios vou começar a amar o Galvão.
E outra, q q tem a ver ser ufanista e torcer pro Brasil na Copa?

JackSoul disse...

Sim, mas sei que não era só eu que mandava o galvão calar a boca!
Todos mandavam, inclusive a Sra.!

A Parte do ufanista, são aqueles que só enxergam o erro dos outros, quando é a favor do Brasil, fingem que não existem!

Lembra do gol do Luiz Fabiano? O que o Galvão disse? "Ainda bem que o juiz não viu. Segue o jogo". Ético, não?
Porém, ficou falando do pênalti não marcado a favor da África do Sul contra o México por duas semanas!

Ficou chamando os jogadores da Holanda de pipoqueiros o jogo inteiro, e no final quem pipocou?

Só isso que eu quis dizer!

FláOrci disse...

Com certeza eu e mais o mundo inteiro mandamos o Galvão calar a boca, mas o fato é que vc fala isso do Luiz Fabiano, mas qdo é com o Corinthians usa a favor tb. E não venha me dizer que não é verdade.
Pra mim (e pro dicionário) ufanismo não é isso.
Então, ficou chamando a Holanda de pipoqueiro e no final a própria pipocou. E que se dane a opinião dele, cada um tem a sua. É só questão de respeitar. Ficar zuando é outra coisa.

Só isso que eu quis dizer!