sábado, 16 de maio de 2009

Mitos 1 - Por que tanto ódio aos Estados Unidos?

Bom, eu acabei de me formar em uma faculdade pública, aprendi muitas coisas, fiz varios amigos e etc (isso poderá ser escrito em uma outra oportunidade), mas uma coisa que me tentaram ensinar é: Odiar os Estados Unidos!

Por quê?
Eu fico me perguntando, por quê?
O que este país do norte tem para ser tão odiado, genericamente!
Sim, sim, estou falando genericamente!

Pois a política deles de dominar o mundo, não me conquista muito não, e nem ninguém, mas aí podemos estar olhando para o proprio umbigo!
Como assim?
Explico!

Todo mundo questiona os Estados Unidos na guerra do Iraque, algo nojento, fato, mas porque que estes mesmos pseudos revolucionarios que odeiam os Eua, nike, e coca- cola; mas curte rock and roll e cinema hollywoodiano, não criticam o fato do Brasil estar no Haiti "tomando conta" deles, para ter uma vaguinha cativa na cadeira de segurança da onu?
Ou será que estes pseudos revolucionarios acham que um soldado brasileiro vai dar uma rosa para os transgressores do Haiti?

Odiar a política americana é o obvio, (e vai, um pouquinho de inveja, afinal certeza que muitos que criticam queriam que o Brasil estivesse no lugar) eles não são simpáticos!
Agora, por que odiar a população?
Tive que ouvir varias pessoas dizendo, quando as torres gemeas cairam "ainda bem que a maioria que morreram, eram americanos" (ou estadounidenses, para ficar mais chique e socialista), este tipo de comentario é um dos mais insanos e preconceituosos que se possa fazer, seria o mesmo que alguém falasse "ainda bem que a maioria que morreu na guerra eram judeus"!

Aí, poderão dizer "eles são arrogantes", não, nem todos são arrogantes, a arrogancia se cria em familia e tem muitos brasileiros que são, digamos "bem americanos"

Eu gosto da cultura estadounidense, ela nunca me fez mal, pelo contrario só me faz bem!
Uma coca cola gelada, ou um bom rock and roll ou um filme tonto, mas que diverte por duas horas! Que mal há nisso?

Se alguém não gostar dos Estados Unidos na política, tudo bem, mas se quem odeia os Estados Unidos em todos os aspectos, ouvir rock and roll, ouvir alguma música em inglês, falar inglês (ou pelo menos querer aprender), tomar pepsi, ver algum filme de hollywood, ver algum seriado americano, e por aí vai! Estará sendo incoerente, para não falar hipócrita!

Alguns poderão dizer "Você está sendo radical", ora, mas quem odeia os EUA não é?

Um comentário:

bruna disse...

Este post já tem algum tempo, mas eu estava pesquisando sobre o ódio pelos Eua e encontrei isto e vou comentar ;)
Sou portuguesa e constantemente ouço à minha volta falarem mal dos norte americanos, mas usando e abusando do que eles nos "oferecem", como tu dizes, desde a música ao cinema, até às marcas de roupa, muita coisa!
O que eu acho parvo. Adoro cinema, adoro música (rock n roll) e só tenho a agradecer os grandes filmes e grandes artistas que eles têm.
Basicamente concordo contigo.
Uma coisa é não gostar da política e do mal que os EUA criam politicamente no resto do mundo. Outra coisa é falar mal dos americanos no geral. O próprio povo americano quer mudança politicamente depositando as suas esperanças elegendo o novo presidente Obama. Lá por haver uma boa parte de ignorantes e hipócritas não quer dizer que toda a gente é assim. Há diferença de comportamentos de pessoas em todos os países, há burros, há cultos, há hipócritas, há boas pessoas em todo o lado (Lá por haver mentalidade Britney Spears por todo o lado não quer dizer que não haja mentalidade Bob Dylan). Mas pronto, como se trata dum país poderoso falam mal logo no geral.
Só acho isso errado. De julgar pessoas sem as conhecerem. Agora o sistema critiquem à vontade (desde que tenham os conhecimentos e argumentos credíveis.

E é isso aí ;)